Home » News » Habitantes das Américas » Brasil Congresso CONAM, se escreve em maiúsculo

Mostra/Nascondi il menu

Brasil Congresso CONAM, se escreve em maiúsculo

Brasil, Congreso CONAM, se escribe con mayúsculas

11 º Congresso CONAM Brasil (Lile Correa, 2011)

CONAM se escreve em maiúsculo, porque esse foi o processo de organização para preparar a 11ª reunião nacional. As bases, as colônias, as comunidades, as regiões, os municípios e os estados se prepararam para o debate, e elegeram seus delegados que tinham a tarefa de fortalecer e consolidá-lo.

O caminho para a Praia Grande serpenteia por colinas, atravessando três túneis subterrâneos. As árvores se inclinam ao capricho do vento. As orquídeas e bromélias vivem fixas em árvores e juncos com a umidade salina deslizando através de suas folhas. A Mata Atlântica veste a paisagem de mil cores. As gaivotas voam rente ao mar. As altivas ondas verdes rebentam em dourada espuma. O céu azul tem uma tonalidade tão especial que parece ter sido tirado do mar para o deleite das mulheres e dos homens que vêm com prazer ao XI Congresso da CONAM.

Brasil, Congreso CONAM, se escribe con mayúsculas

Plenario 11° Congresso CONAM Brasil (Lile Correa, 2011)

CONAM se escreve em maiúsculo, porque esse foi o processo de organização para preparar a 11ª reunião nacional. As bases, as colônias, as comunidades, as regiões, os municípios e os estados se prepararam para o debate, e elegeram seus delegados que tinham a tarefa de fortalecer e consolidá-lo. A festa começa na noite de 25 de maio, quando chegam as delegadas, é claro que a maioria são mulheres, vestidas de camisetas azuis, verdes, vermelhas, amarelas, laranjas, rosas, expressando a identidade, a pluralidade, a tolerância da militância comprometida com a mudança social. Todos os congressistas têm assegurado: alojamento, alimentação e logística necessária para participar em ótimas condições. Todos os hotéis, de propriedade de sindicatos irmãos e solidários, têm piscina e ficam próximos ao mar.

Em 26 de maio, a natureza se faz presente, contribuindo com sua chuva, a esplêndida garoa, para fertilizar o campo das ideias organizacionais. Assim, com o início da chuva começa o congresso com 2.315 delegadas e delegados. O plenário é uma festa de cores, música, ordens, sorrisos e combatividade. Durante dois dias foram discutidos a conjuntura internacional e nacional, o regulamento interno, os desafios e perspectivas do movimento social, a plataforma de luta, o fortalecimento e a estrutura organizacional do CONAM, terminando com a eleição da liderança nacional.

Cabe à companheira Bartiria Lima abrir este grande acontecimento que, determinada e emocionada, diz: O Congresso Nacional, CONAM é realizado no momento de uma grave crise econômica, política e social no mundo. Nós, todas as lideranças do movimento popular, devemos entender a conjuntura internacional para melhor atuar no mundo cotidiano. Só assim conseguiremos transformar a realidade do nosso povo. Por isso, o tema da nossa conferência é: “CONSOLIDAR AS CONQUISTAS PARA APROFUNDAR AS MUDANÇAS "

POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!

Lugar para o qual este artigo se aplica

Keywords

CONAM , congresso


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Gérson Silva Neto, Giselle Unti

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.