Home » News » Habitantes das Américas » Brasil, CONAM constrói cidadania e agenda pública

Mostra/Nascondi il menu

Brasil, CONAM constrói cidadania e agenda pública

A Confederação Nacional de Associações de Moradores, CONAM, se reuniu em João Pessoa, Paraíba, Brasil, para realizar dos dias 23 a 25 de maio de 2014 o 12° Congresso Nacional, no Centro de Convenções de João Pessoa. Para tão importante evento foi convidada a Aliança Internacional de Habitantes.

Desde o fim do dia 22 de maio era possível observar um grande movimento de cidadãs e cidadãos, movendo-se como ondas amarelas luzindo em suas camisetas identificadas com a sigla CONAM, suas regiões e organizações comunitárias. Os largos sorrisos, os lemas e os graciosos núcleos de delegados inundavam as ruas de João Pessoa, para encontrarem-se na sede de hospedagem.

O congresso de instalou no dia 23 de maio no Centro de Convenções com a presença de 1200 delegados devidamente registrados e credenciados pelas assembleias comunitárias. São lideranças majoritariamente mulheres, o que proporcionou uma característica especial ao congresso. O congresso manifestou a capacidade de organização e mobilização do CONAM, basta imaginar a quantidade de agua, café, alimentos, documentos, hospedagem, serviços de saúde e toda a logística necessária para a realização desta magna assembleia nacional.

Os delegados se acomodaram por representação no centro de convenções, dentre as quais se destacam regiões da Paraíba, Mato Grosso, Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Ceará, Roraima, São Paulo, Acre, Fortaleza. Tantas regiões que é impossível nomeá-las a todas. Emociona observar os trajes, músicas e chapéus típicos do nordeste brasileiro. O congresso foi festivo, lemas e debates estiveram presentes e todos os desfrutaram.

Estiveram no congresso representantes da Presidência da República, Secretarias de Estado, Deputados Federais e Locais, Prefeituras, Vereadores e funcionários de governos locais, que destacaram a importância das organizações sociais e populares. O representante do Ministério das Cidades se comprometeu, particularmente, com a CONAM para apoiar as demandas relativas à habitação.

Cabe destacar a intervenção do representante da Aliança Internacional de Habitantes que indicou: “a CONAM é uma organização que luta diariamente nos territórios e junto à comunidade. É propositiva, combativa e solidária para a construção de um Brasil justo, sustentável e democrático”. A presidenta Bartiria Lima da Costa destacou ainda que “esse congresso definirá a agenda política da CONAM, para além da habitação é importante definir a estratégia para incidir nas reformas política, agraria, das comunicações, na saúde e na mobilidade urbana. Também é urgente definir a política de alianças em nível nacional e internacional, para incidir nas mudanças que nosso país necessita”.

A CONAM é uma organização comunitária que possui metas, agenda política e social e liderança para a construção de cidadania. E isso demonstrou em seu 12° Congresso Nacional.

Lugar para o qual este artigo se aplica

Keywords

Congreso , CONAM


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Laís Grossi

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.