Home » News » Habitantes da Europa » Alemanha, Reivindicar a devolução de terras do banco - acampamento de protesto em Witten

Mostra/Nascondi il menu

Alemanha, Reivindicar a devolução de terras do banco - acampamento de protesto em Witten

Retomar a terra do Banco: Acampamento de Solidariedade em Witten, Alemanha

No dia 2 de Abril - paralelamente ao G 20, em Londres - fizemos um pequeno acampamento de protesto em frente à prefeitura do município de Witten/Alemanha, para clamar contra a crise e corroborar a necessidade de retomar o controle social sobre os valores reais, especialmente a terra e a moradia.

Usando as palavras de ordem "Retomar a Terra do Deutsche Bank", pessoas da Tenants Association (Associação de Locatários), Antifa, Green Youth (Juventude Verde), A Esquerda e o Fórum Social local, colocaram algumas barracas na praça, simbolizando as vítimas sociais da crise. Cartazes explicavam a situação dos acampamentos nos E.U.A, folhetos ilustravam o envolvimento do Deutsche Bank em execuções e despejos nos E.U.A, tomando-os como exemplo das conseqüências do capitalismo financeiro sobre as condições sociais de vida.

Antes daquela data, no dia 1 de Abril, havíamos distribuído falsos comunicados de imprensa afirmando que o parlamento, um dia antes, havia decidido socializar e comunalizar as indústrias financeiras, incluindo o Deutsche Bank. Afirmamos que agora uma comissão local está cuidando da implementação, incluindo a questão da realocação das casas com hipotecas executadas pelo Deutsche Bank nos E.U.A. . Foi um grande exercício antecipar como poderia ser organizada na prática a socialização e a comunalização de um banco com um forte setor de investimento.

O Deutsche Bank é um dos maiores executores de despejos no Estado de Massachusetts. Pouco antes da ação, conseguimos entrar em contato com aliados em Massachusetts, que solicitaram a renegociação de hipotecas do Deutsche Bank em valores atuais, com taxas fixas que os proprietários de casas possam pagar com base em sua renda. E que eles parem com os despejos se executarem as hipotecas!

Nossa pequena ação simbólica na cidade provinciana naturalmente não poderia ter forte impacto para atrair a atenção do Deutsche Bank. Mas isso foi uma experiência para demonstrar uma possível estratégia.

A atmosfera no nosso pequeno acampamento foi totalmente tranqüila e pacífica. Criamos e celebramos uma canção que refletia a situação local tendo como pano de fundo as tradições democrático-revolucionárias da Alemanha. Palavras de ordem foram pintadas no local. As pessoas que passavam pelo local (não foram muitas) estavam interessadas e muitas estavam de acordo com a nossa visão geral.

A imprensa local relatou a ação muito bem: detalhes

Poderíamos ter feito mais para ter visibilidade, e na verdade tínhamos muitas idéias. O principal esforço local foi que conseguimos trazer algumas pessoas diferentes, incluindo muito jovens, para fazer uma ação de caráter internacional, que todos compartilhamos uma visão comum, e que podemos seguir com essa experiência.

Ao mesmo tempo, foi uma experiência para desenvolver uma linguagem de protesto para uma ação transnacional, com o potencial de atingir especificamente multinacionais proprietárias.

Se você está interessado em discutir sobre essas campanhas dirigidas às corporações ou outras idéias de ação translocal, por favor entre em contato conosco pelo: e-mail

Artigo


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Mara Ghendini, Sandra Possas