Home » A Via Urbana » Vamos construir a Assembléia mundial dos Habitantes! » Atualizações sobre chamado » Lançada a Aliança dos Habitantes do E.U.A - Canadá

Mostra/Nascondi il menu

A Via Urbana

Lançada a Aliança dos Habitantes do E.U.A - Canadá

USA-Canada Alliance of Inhabitants Launched, USA, august 2010

Lançamento da USACAI em plenária do Fórum Social dos EUA

No contexto dos níveis históricos dos sem-tetos, dos deslocamentos, dos despejos forçados e hipotecas, cerca de 100 ativistas, moradores de muitas partes dos E.U. A e Canadá votaram de maneira unânime pela criação da Aliança dos Habitantes E.U. A-Canadá. Eles foram a uma reunião em 24 de junho, no Fórum Social dos E.U.A., intitulada de Como Reividicar o Direito á Moradia e á Cidade : tomar posse , assumir o controle e levá -lo para o Mundo.

Multicolors Inhabitants toward Dakar (June 2010)

Moradores Multicolores rumo á Dakar

Ao final da sessão, os participantes passaram a seguinte resolução:

Resolveu-se criar, hoje, a Aliança dos Habitantes EUA-Canadá – e cobrar do Comitê Promotor Provisório a criação de uma estrutura permanente para ligar e avançar nossos esforços para reivindicar nosso direito á moradia e á terra nos territórios, agora chamados de EUA e Canadá – como parte do movimento global para exercer essa reivindicação e como parte da Aliança Internacional dos Habitantes.

A resolução foi elaborada após discussão das apresentações de Cheri Honkala, da Campanha pelos Direitos Humanos e Econômicos das Pessoas Pobres (PPEHRC), Rob Robison da Take Back the Land e Cesare Ottolini, coordenador da Aliança Internacional dos Habitantes. A resolução original foi modificada para incluir o Canadá na organização e para reforçar o direito das tribos das Primeiras Nações para recuperarem suas terras nativas.

Nas semanas anteriores á sessão, cerca de 25 organizações de base atenderam a um chamado de criar um Comitê Promotor Provisório. Pela primeira vez, representantes reuniram-se no Fórum Social para começarem a planejar o desenvolvimento da USACAI. Eles atenderam a um chamado para uma luta unida para reivindicar o direito á moradia, criando um modo para apoiarem-se mutuamente, compartilhar conhecimentos e competências, melhorar a comunicação e colaboração e juntar-se ao movimento global pelo direito a moradia. Eles terão agora o desafio de criar uma estrutura e uma estratégia para atingirem esses objetivos e sua finalidade primordial: reivindicar o direito humano universal á moradia e á terra.

As tarefas imediatas que o Comitê Promotor Provisório enfrenta, inclui o planejamento para a participação nas Jornadas Mundiais Despejo Zero em Outubro e na Assembléia Mundial de Habitantes em Dakar em fevereiro 2011. Eles também focarão no desenvolvimento das adesãos e nos trabalhos administrativos necessários na captação de recursos, comunicação e coordenação.

Representantes dos grupos interessados em filiar-se a USACAI devem contactar Mary Bricker-Jenkins, Convocadora Provisória, no mbricker@temple.edu

Lugar para o qual este artigo se aplica


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Rosiane Kostik, Maria Alves

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.