Home » A Via Urbana » Os Habitantes no Africities 2018 » O Programa dos Habitantes na Africities 2018

Mostra/Nascondi il menu

A Via Urbana

O Programa dos Habitantes na Africities 2018

Organizado pela UCLG-A em Marraquexe, Marrocos de 20 à 24 de novembro de 2018, Africities VIII é o encontro continental mais importante para governantes locais. A AIH participará para fortalecer a voz dos habitantes neste diálogo, para a organização de 23/11 o encontro “ Perto da construção da  Rede Mediterrânea dos Habitantes” para responder as solicitações de liberdade de residir e circulação dos habitantes deste mar comum.

As redes de habitantes também como aqueles ativos pelo direito a moradia e a cidade, como a SDI e a Global Plataform para o Direito a Cidade, organiza outras sessões, tantas outras oportunidades de verificar a implementação de comprometimentos assumidos em Johanesburgo na Africities 2015 na construção de uma estratégia comum.

Africities será portanto um principal passo para habitantes da África para R-Existir a implementação das politicas neoliberais da nova agenda urbana neste contexto, cujo, no nome de ilimitado desenvolvimento, causando urbanização que destrói a zona rural e a natureza, aumenta os despejos violentos e a migração em massa, violando os direitos humanos e o ambiente.

 

O Programa dos Habitantes na Africities 2018

23/11/18

9:30 to 12:30

Local Meknès

SOU 103 - Rumo  a construção de uma R ede Mediterrânea d os   H abitantes

Este encontro, organizado pela AIH, visa estabelecer uma rede internacional de organizações de habitantes em todos os países que fazem fronteira com o mar Mediterrâneo, residentes e migrantes, em parceria com as autoridades locais que compartilham a abordagem dos direitos humanos na implementação das políticas de habitação, urbanismo e governação democrática. Este é o primeiro passo comum entre organizações e instituições que sentem a necessidade de trocar experiências, definir estratégias comuns, construir a solidariedade internacional para o direito à moradia e à cidade e promover a liberdade de movimento e o direito de residir em cidades acolhedoras, multiculturais, multiétnicas, seguras e dignas. Agora é essencial e urgente abordar as raízes desses problemas, provocando o empobrecimento e a desigualdade dos habitantes e de nossos territórios, e implementar propostas transformadoras de bairros e coletivos urbanos conectados em toda o Mediterrâneo. O encontro promove um projeto de mobilização e capacitação local/internacional que, partindo do protagonismo dos sujeitos diretamente preocupados, incentiva a resistência à especulação imobiliária, à exclusão social, à guerra entre os pobres e o racismo que alimenta-se através de habitação pobre e despejos de um lado para o outro do comum mar Mediterrâneo.  Os palestrantes virão não só de Marrocos, Tunísia, Espanha e Itália, mas também de outros países africanos, como o Quênia, a Nigéria, a África do Sul e o Zimbábue, também preocupados com a proposta, porque estes países são muitas vezes a fonte da qual os migrantes chegam, novos habitantes da bacia do Mediterrâneo.

21/11/18

14:30 às 17:30

Local El Jadida

SDA 1 -  Construindo cidades resilientes de Baixo para Cima : O papel de organizações de base na criação  de  "cidades para todos"

 A sessão, organizada pela SDI, tem como objetivo:

  • Proporcionar reflexão crítica e debater espaço para as diversas comunidades de base e outras partes urbanas interessadas centradas localmente.
  • Questões de lista curta para a resolução  colaborativa dos problemas  e identificação de mecanismos de planejamento e financiamento que formalizam e forneçam recursos para as organizações dos pobres urbanos na produção de políticas e práticas urbanas inclusivas.
  • Catalisar uma participação ampla e efetiva de mulheres e homens de algumas das comunidades mais marginalizadas para contribuir significativamente para os resultados formais da Africities.
  • Ampliar oportunidades em espaços globais de advocacia que permitam aos líderes de grupos comunitários posicionar o grupo constituinte de base como um dos principais grupos das partes envolvidas.

23/11/18

14:30 às 17:30

Local Marraquexe

SOU 48- D ireito à C idade e às agendas internacionais:  realidades africanas e perspectivas

A sessão, organizada pelo GPR2C, será um debate entre representantes de governos locais, pesquisadores e sociedade civil para explorar os desafios específicos do Direito à Cidade em diferentes contextos locais africanos, que incorporarão diferentes perspectivas não só baseadas em uma diversidade de contextos locais e experiências pessoais, mas também em dois componentes específicos do Direito à Cidade: Uma cidade/assentamento humano livre de discriminação e cumprindo o Direito à Moradia. A sessão explorará como o Direito à Cidade é compreendido no contexto africano, as diferentes formas em que é implementado no terreno, bem como os seus desafios e oportunidades como uma pedra angular para o acompanhamento e implementação dos SDGs e da Nova Agenda  Urbana.

Africities incluem outras atividades interessantes.  Você vai encontrar clicando aqui  todo o programa que propomos. 


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Rodrigo Basilio dos Santos

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.