Home » A Via Urbana » Habitantes no FUS-FUM » INICIATIVAS » Diálogo: O Direito à Cidade para a Defesa dos Bens Comuns - Segunda feira 3 de setembro de 2012

Mostra/Nascondi il menu

A Via Urbana

Diálogo: O Direito à Cidade para a Defesa dos Bens Comuns - Segunda feira 3 de setembro de 2012

Dialogue: The Right to City for theDefense of Common Goods

Edoardo Salzano

Edoardo Salzano (Eddyburg, Italia) e Dimitri Roussopulos (Canadá)

Coordenador: Yves Cabannes (DPU, Londres)

Este ano, o FSU conclama para O Direito à Cidade para a Defesa dos Bens Comuns  “visando a consolidação do diálogo e alianças na busca de uma plataforma consensual e um programa de ação comum entre movimentos de habitantes do campo e da cidade e todas as organizações, redes sociais e instituições que lutam pelo direito à moradia, a terra, aos bens comuns e à cidade” (leia o manifesto)

Com base nessas premissas, vamos abrir o Fórum com um diálogo sobre O Direito à Cidade e a aliança possível entre os diversos atores sociais, com o objetivo de desafiar o modelo hegemônico de desenvolvimento, baseado na supremacia dos paradigmas neoliberais, que estão na raiz da crise atual.

O urbanista italiano Edoardo Salzano e o ecologista e ativista Dimitri Roussopoulos trarão suas ideias e insights para o diálogo. Por cerca de 40 anos, ambos têm contribuído para a compreensão da cidade, seus conflitos, suas contradições e oportunidades, dentro de uma perspectiva de mudança.

O diálogo será coordenado pelo professor Yves Cabannes, titular da cátedra de Planejamento em Desenvolvimento da University College, em Londres, e antigo Presidente da AGFE (Grupo Consultivo sobre Despejos) de ONU-Habitat.

Vamos dar início perguntando a nossos convidados sobre o significado de conceitos como o direito à cidade e bens comuns e seu papel crucial na luta para a construção e a defesa de cidades habitáveis e belas para seus moradores. Daremos continuidade ao diálogo, colocando a Salzano e Roussopoulos questões que foram previamente formuladas por organizações, instituições, governos locais radicais e movimentos urbanos que participam do Fórum.

Entre os dias primeiro e três de setembro, durante reuniões e eventos de movimentos sociais a ter lugar em Nápoles, vamos recolher e organizar perguntas que serão passadas aos nossos oradores convidados.

Edoardo Salzano

Antigo professor de Planejamento Urbano e Regional e reitor da Faculdade de Planejamento Urbano, Regional e Ambiental, na Universidade IUAV de Veneza, foi também consultor para planejamento em muitos governos italianos locais. Foi membro do Conselho Nacional do Instituto Nacional de Planejamento Urbano (INU) entre 1972 e 1993 e Presidente Nacional do mesmo Instituto, entre 1983 e 1990.

Foi fundador e editor da publicação bimensal do INU, Urbanistica Informazioni , entre 1972 e 1992.

Salzano foi membro especialista do Conselho de Obras Públicas entre 1971 e 1974. Fez parte do Comitê Técnico Administrativo Regional da Toscana entre 1972 e 1992. Foi vereador na cidade de Roma entre 1966 e 1974 e da cidade de Veneza, entre 1975 e 1990. Foi o vereador responsável pelo planejamento urbano na cidade de Veneza entre 1975 e 1985. E conselheiro regional para a região de Veneto entre 1986 e 1990.

Salzano fez parte da Comissão para a Preservação de Veneza, entre 1976 a 1990. Foi presidente do Comitê Científico para o Plano Regional de paisagem para a Região da Sardenha.

Autor e editor de inúmeros livros e artigos ele colaborou com jornais e revistas especializadas e foi fundador de duas publicações em planejamento e uma revista online. Também é fundador e diretor do www.eddyburg.it , um site italiano sobre planejamento urbano e assuntos de política social.

Salzano trabalha, apoia ativamente e assegura assistência técnica a um número considerável

de organizações progressistas e movimentos sociais na Itália, mas também participa de Fóruns

internacionais. É presidente do AltroVE – Rede das associações e Comitês para um Otro Veneto.

Alguns títulos selecionados: ‘Urbanistica e società opulenta’ (Planejamento Urbano e a sociedade afluente), 1969, ‘Casa, urbanistica e poteri locali’ (Moradia, Planejamento Urbano e o Poder Local), 1969, Selected titles are: (Urban Planning and the affluent society), ‘Venezia forma urbis’ (em colaboração), 1969; (Housing, Urban Planning and Local Authorities), 1971; Fondamenti di urbanistica - La storia e la norma’  (Fundamentos do Planejamento Urbano – História e Normas), 1998, ‘Ma dove vivi? La città raccontata’ (Mas onde você mora?), 1998, Memorie di un Urbanista. L’Italia che ho vissuto (Memórias de um urbanist., A Itália vivida),  Corte del foatego, 2010.

Dialogue: The Right to City for theDefense of Common Goods

Dimitri Roussopulos

Dimitri Roussopulos

Ao mesmo tempo teórico e prático, Dimitri Roussopoulos é ativista político, ecologista, escritor, editor, organizador comunitário e orador. Formado em Filosofia, política e economia em diversas universidades em Montreal e Londres, Roussopoulos tem procurado se manter livre de qualquer confinamento acadêmico, e apesar de ter ensinado por dois anos em uma faculdade, que seguia a educação progressista de John Dewey, ele se manteve independente. Fundou, em 1959, a Campanha Universitária para desarmamento Nuclear (CUCND) no Canadá, tendo organizado a primeira demonstração estudantil do pós-guerra, em 25 de dezembro, na capital Ottawa.

Roussopoulos fundou e editou a primeira publicação trimestral de pesquisa sobre a paz, em 1961, Nossa Geração contra a Guerra. Foi cofundador da Conferência Internacional pelo Desarmamento e pela Paz, na Universidade de Oxford, que reuniu, pela primeira vez, todos os não alinhados movimentos pelo desarmamento nuclear e as organizações pacifistas em cerca de 20 países, como um contrapeso para o Conselho Mundial da Paz pro Soviéticos.

Em 1969, editou, junto com o sociólogo americano C. George Benello, o primeiro livro sobre democracia participativa, The Case for Participatory Democracy,  que foi publicado, em encadernação popular, pela Vintage Press, Nova York, em 1970. Em 1969, criou um projeto editorial de livros de esquerda, Black Rose Books cujos primeiros livros foram publicados em 1970. Editou ‘A Nova Esquerda no Canadá’, o primeiro livro a tocar nesse assunto. Desde o começo dos anos 70, Roussopoulos destacou a importância central da organização comunitária de vizinhança e de cidades como o principal e primordial aspecto da mudança social e política. Ajudou a fundar, na área central de Montreal, o Comitê de Cidadãos de Milton-Park, que tomou para si a tarefa de lutar, por 11 anos, contra a renovação urbana que efetivamente conseguiu impedir parte considerável da destruição de 6 quarteirões da área central e os transformou no maior e não lucrativo projeto de cooperativa habitacional na América do Norte.

Desde 2001, Roussopoulos está à frente da Força Tarefa pela Democracia Municipal da cidade de Montreal, trabalhando com um grupo de cidadãos voluntários e de funcionários, em colaboração com o prefeito. Como tal, ele propôs e ajudou a elaborar a ‘Carta dos direitos e responsabilidades do cidadão de Montreal', a primeira carta de direito à na América do Norte. Outros títulos selecionados são: ‘Political Ecology; beyond environmentalis ’ (Ecologia Política; para além do Ambientalismo  ), 1993; ' Coming of World War Three ’ (A Vinda da terceira guerra Mundial) , 1986; ' Public Place – Citizen Participation in the Neighbourhood and the City’ (Espaços Públicos - a participação do cidadão em seu bairro e na cidade), 1999, ‘The Rise of Cities’  (A ascensão das cidades), 2012.

Lugar para o qual este artigo se aplica


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Virginia Murad, Luciana Graziuso

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.