Home » НОВОСТИ » ЖИЛЬЦЫ АФРИКИ » CHAMADA: PRIMEIRO FORO DOS HABITANTES DO MEDITERRÂNEO PARA A CRIAÇÃO DA REDE MEDITERRÂNEA DE HABITANTES

Mostra/Nascondi il menu

CHAMADA: PRIMEIRO FORO DOS HABITANTES DO MEDITERRÂNEO PARA A CRIAÇÃO DA REDE MEDITERRÂNEA DE HABITANTES

APPEL: PREMIER FORUM DES HABITANTS DE LA MEDITERRANEE VERS LA CREATION DU RESEAU MEDITERRANEEN DES HABITANTS

Sabine Réthoré, Dessins. Cartographie contemporaine (http://www.sabine-rethore.net)

Venham todas e todos a Marselha, Francia,  de 21 a 23 de junho de 2019!

Nós somos mais de 500 milhões habitando 22 países na costa do nosso mar, o Mediterrâneo. Nesse espaço comum, que devemos compartilhar, seria muito bom viver em paz, circular livremente, respeitando o meio ambiente e os direitos humanos de todas e de todos.

Em vez disso, as políticas neoliberais e especulativas provocam guerras neocoloniais e migrações. As costas são engolidas, as cidades desmoronam, os habitantes são empobrecidos, expulsos, empurrados para as margens da sociedade. Essas políticas alimentam guerras entre os pobres, discriminações de gênero, o fundamentalismo e o racismo, até institucionais, erguem muros que provocam milhares de mortes no mar, violando leis internacionais sobre direitos humanos ratificadas pelos Estados.

Chega! Nós, habitantes do Mediterrâneo, dizemos basta. Os decisores políticos desfiguram e engolem nossas cidades, nossas aldeias, nossos campos, nossas vidas!

Entretanto, existem soluções alternativas fundadas na resistência dos habitantes por meio das lutas dos movimentos sociais nas dois orillas do Mediterrâneo, dos Fóruns Sociais, dos encontros e do intercâmbios internacionais.

Em novembro de 2018 os colapsos mortais de edifícios na rua Aubagne em Marselha, reuniram milhares de pessoas reclamando justiça e o direito à cidade. No mesmo período, em Marrakesh, as organizações sociais de diversos países costeiros propuseram a criação da Rede de Habitantes do Mediterrâneo. As trocas e os encontros nesses meses aprofundaram e reforçaram essas dinâmicas. Em Marselha, entidades coletivas, associação e organizações sociais consolidaram a reunião em torno do Manifesto por uma Marselha viva e popular. A Aliança Internacional dos Habitantes desenvolveu a proposta da Rede de Habitantes do Mediterrâneo para congregar e favorecer o intercâmbio de experiências, o compartilhamento da estratégia e da solidariedade no nível do Mediterrâneo.

Assim sendo, chamamos  para o primeiro Fórum dos Habitantes do Mediterrâneo a Marselha  nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2019, assim como para os Estados Gerais para uma Marselha viva e popular em 22 e 23 de junho, tendo como eixo o direito a uma cidade solidária, multiétnica e multicultural. Durante as oficinas, encontros, atividades culturais, Marselheses e Redes Internacionais, poderemos demonstrar aos decisores que os ouvidos surdos locais e as portas fechadas de seus encontros internacionais estão longe das preocupações coletivas dos habitantes pela melhoria de suas condições de vida.

Iremos discutir o direito à moradia, o direito a terra, o direito á água, a um meio ambiente sadio, à saúde, aos serviços públicos adequados para a/os cidadãa/os, , a uma governança local participativa, à livre circulação das populações  e à igualdade de gênero.

Uma manifestação surpresa marcará essa etapa.

Portanto, venham todas e todos a Marselha, Francia, ao Foro dos Habitantes do Mediterrâneo. É nosso espaço comum de solidariedade para o futuro!

Info:  rmh@habitants.org  – www.habitants.org

Aliança Internacional dos Habitantes

e os Coletivos e Associações Populares de Marselha

Ps: Não, não se enganem. O Foro dos Habitantes do Mediterrâneo é alternativo e precede o Encontro das Duas Orillas, reunião dos estados 5+5 organizado pela França para relançar a União pelo Mediterrâneo. Ali os cidadãos serão escolhidos e pré-selecionados...


Перевод этого текста выполнен добровольцем из группы за жилищные права без границ МСЖ:

GIL SOARES JUNIOR

Comments

Log in or create a user account to comment.