Congresso da fundação FOVELIC
Primeiros passos para a reconstrução do movimento popular urbano no Peru
Com a ajuda de mais de uma centena de representantes de diversos assentamentos humanos e de organizações vizinhas, constituiu-se a Federação de Organizações vizinhas de Lima e Callao (FOVELIC) no domingo, 28 de janeiro de 2007.
Este evento é o resultado de um processo de organização e luta que foi gerado com as mobilizações de assentamentos humanos do segundo semestre de 2005 com o objetivo de conseguir a aprovação da lei de acesso ao solo, moradia e benefícios.
Nesta ocasião, um conjunto de dirigentes decidiu formar uma comissão organizadora para concretizar o processo de constituição de sua federação.
A FOVELIC atualmente agrupa cerca de trinta assentamentos e povos de toda a cidade, os quais se encontram lutando pelo direito a uma moradia, pelo acesso ao solo, contra expulsões, e pelo acesso a serviços básicos, resumindo, pelo direito às condições dignas de vida em meio a uma cidade que os exclui e os ignora.
A FOVELIC tem como objetivos conquistar uma moradia digna que permita o bem estar do habitante e de sua família, assim como promover o desenvolvimento integral dos povos, além de propiciar a união e solidariedade entre os habitantes. Como bem sabem os habitantes que construíram esta cidade durante os últimos 50 anos, somente a união e a organização fazem a força.
O ato que se iniciou as 10 da manhã no Sindicato dos trabalhadores de Telefonia, começou com as saudações de Arq. Carlos Escalante da campanha por uma moradia digna; Esther Alvarez, diretora do CENCA; Mario Palomino, municipalidade de Lima, entre outras personalidades, os quais proclamaram o evento e invocaram ao fortalecimento do movimento popular ligado às lutas mundiais pela moradia digna e cidades inclusivas.
Logo aconteceu a eleição da comissão organizadora e a discussão da proposta dos estatutos da nova federação. Depois de várias deliberações dos encarregados e da aprovação dos estatutos com algumas modificações, aconteceu, às 5 da tarde, a eleição da nova diretoria da FOVELIC.
Finalmente um ato cultural e uma agradável festa encerraram o primeiro congresso da FOVELIC. Assim começa uma nova etapa de fortalecimento das organizações vizinhas de Lima e Callao.
Nicanor Janampa foi eleito Presidente da Federação do Assentamento Humano San Martín de Porres, Confraternização, em Los Olivos; e como vice-presidente, Demetrio Sarmiento da AAHH Nuevo Horizonte de San Juan de Lurigancho.