Home » НОВОСТИ » ЖИЛЬЦЫ АМЕРИК » OS HABITANTES DO MUNDO EM SOLIDARIEDADE À LULA - EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA CONSTITUIÇÃO NO BRASIL

Mostra/Nascondi il menu

OS HABITANTES DO MUNDO EM SOLIDARIEDADE À LULA - EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA CONSTITUIÇÃO NO BRASIL

Movimentos Urbanos do Brasil, Redes latinas e globais da luta por moradia e direito à cidade vem a público manifestar a indignação dos movimentos sem teto, comunitário e urbano, do Brasil e do mundo, ao aprofundamento da perseguição política ao ex-Presidente Lula, que teve ontem, em julgamento do Supremo Tribunal Federal - STF, negado seu pedido de habeas corpus e teve hoje decretada sua prisão pelo Juiz Sérgio Moro,  depois  de ser condenado sem provas, e numa decisão que ataca frontalmente a Constituição de 1988 e desconsidera a presunção de inocência, até se esgotar todas as instâncias.

Este julgamento ficará marcado como mais uma injustiça histórica da suprema corte brasileira, aprofundando ainda mais a crise política e institucional e sendo marcada como mais um passo do Golpe de Estado em curso desde 2016 no Brasil. Esta medida, além de tentar manchar a trajetória desta grande liderança, busca diminuir sua influência no processo eleitoral deste ano. A prisão decretada é a conclusão deste capitulo triste de nossa história.

Nos solidarizamos com Lula, seus familiares e companheiros, destacando que esta condenação e perseguição é política, e não com base em evidências de culpa, mas ataca os acertos e avanços de um ciclo de 13 anos de governos democráticos no Brasil.

Na verdade, entendemos que a prisão de Lula também busca criminalizar os movimentos sociais e populares por todos os meios e oprimir os que lutam , usando todos tipos de  violência, especialmente nas últimas semanas, com o assassinato de líderes sociais e políticos progressistas, como Marielle Franco, vereadora em Rio de Janeiro, os ataques fascistas à caravana eleitoral de Lula, o controle dos bairros populares pelo exército, o aumento da violência nos despejos. Passa também pela tentativa incansável de setores da mídia, do judiciário e do grande capital internacional de tentar impedir uma candidatura progressista de ser competitiva. 

Neste processo aumenta o espaço para setores ultraconservadores e fascistas que estão tentando empurrar o país para o caos, para justificar a suspensão das eleições e a intervenção do exército em larga escala, já ameaçado nos últimos dias por um general que parece querer a retomada da ditadura que sangrou o Brasil de 1964 a 1985.

Desta forma o enfraquecimento da democracia e a criminalização de Lula no Brasil tenta enfraquecer a luta e a resistência na América Latina e no mundo em desenvolvimento.

A Democracia no Brasil é importante para os movimentos democráticos e antiimperialistas da América Latina e do Mundo!

E para ter democracia neste momento é necessário Lula Livre!

A unidade, luta, resistência e vigilância do movimento comunitário e popular é fundamental para reverter a situação e defender a DEMOCRACIA!

Nossa unidade e solidariedade internacionalista é a chave da resistência e da nossa vitória!

São Paulo, 5 de abril de 2018

CMP - Central dos Movimentos Populares

CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores

MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

MNLM - Movimento Nacional de Luta pela Moradia

UNMP - União Nacional Por Moradia Popular

Rede Mulher e Habitat

FCOC - Frente Continental da Organizações Comunitárias

SELVIP - Secretaria Latino-Americana de Vivienda Popular e Habitat

HIC - Coalizão Internacional do Habitat

AIH - Aliança Internacional de Habitantes

Comments

Log in or create a user account to comment.