Home » Space of organized inhabitants » News » Forum Social Tematico

Mostra/Nascondi il menu

Fórum Social Mundial

De 24 a 29 de Janeiro de 2012, em Porto Alegre (Brasil) acontecera o Fórum Social Temático (FST).

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço de debate democrático de idéias, formulação de propostas e articulação dos movimentos sociais, redes e ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer outra forma de imperialismo.
O FSM abarca vários movimentos sociais que reafirmam os eixos de lutas definidos na última assembléia global realizada em Dakar no Senegal e Fevereiro de 2011 e, convoca nova assembléia para o dia 28 de janeiro, em Porto Alegre, por ocasião do Fórum temático Crise do capitalismo, justiça social e ambiental e o Fórum Social Palestina Livre para 29 de novembro de 2012, também em Porto Alegre.
O Fórum Social Temático (FST) será uma etapa preparatória da Cúpula dos Povos na Rio+20. O evento será um espaço aberto e plural com várias atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, tendo como principal foco a temática da Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. Com este FST se pretende afirmar uma saída para a crise, através da construção de diretrizes e campanhas globais; transmitir um paradigma alternativo de sociedade, construindo um vocabulário comum capaz de articular as demandas difusas de grande parcela das populações, bem como, a elaboração de uma reflexão estratégica e programática.
Será um Fórum que discuta a crise e as medidas emergenciais que têm que ser tomadas para assegurar a sobrevivência e o bem-estar de centenas de milhões de pessoas. Um fórum que Fórum que explore os caminhos para a afirmação de paradigmas alternativos à civilização industrial, produtivista e consumista e da agenda da transformação social que lhe corresponde. Um Fórum que aprofunde os laços entre os atores e atrizes comprometidos com esta pauta, mobilize-os para a ação, estimule sua convergência e auxilie sua participação efetiva na Cúpula dos Povos.
Todos os Movimentos Sociais estão convocados a participar no FST para que TODOS juntos possamos acumular forças reafirmando os compromissos da Assembleia dos Movimentos Sociais e a Assembleia dos Habitantes estipulados no último FMS em Dakar.
Na sequência deste Fórum se pretende uma visão globalizada para se construir um mundo mais justo e melhor!