Home » КАМПАНИЯ ЗА МИР БЕЗ ВЫСЕЛЕНИЙ » Конкурс видео-сюжетов о международных днях против насильственных выселений, 2008 год: Голосование до 31 декабря! » Termina o Concurso de vídeo!

Mostra/Nascondi il menu

КАМПАНИЯ ЗА МИР БЕЗ ВЫСЕЛЕНИЙ

Termina o Concurso de vídeo!

Lançada pelas Jornadas Mundiais Despejo Zero 2008, a primeira edição do Concurso de vídeo da Aliança Internacional dos Habitantes, em apoio à luta pelo direito à moradia, termina em 31 de dezembro.

Treze vídeos procedentes de oito países e de todos os continentes estão competindo em duas categorias diferentes (técnica livre, máximo 3 minutos e documentários, máximo 8 minutos). Estas obras disputam a honra e o direito de serem projetadas durante o FSM 2009 de Belém e durante os principais acontecimentos da Campanha DespejoZero.

O momento final para escolher e votar chegou: convidamos todos a votar no seu vídeo favorito antes do dia 31/12/08.

Trata-se de obras que revelam, de uma maneira dramática ou com certa ironia, a face oculta de cidades e políticas, brilhantes na aparência, mas que com freqüência têm determinado o preço das desocupações e destruições que não oferecem nenhuma alternativa válida aos moradores envolvidos.

Histórias que denunciam as violações dos direitos humanos, em particular o direito à moradia, praticadas em muitos países em nome das políticas neoliberais, da exclusão social, econômica e racial.

Porém trata-se, também, de histórias que nos contarão as resistências e as alternativas que deixam prever a possibilidade de viver em outro mundo, ou seja, onde os moradores serão os construtores, não apenas os clientes usuários dos espaços urbanos.

É, talvez, por estes motivos que, muitas vezes, estas histórias são ignoradas ou tratadas de maneira superficial pelos grandes meios de comunicação que as consideram como fatos marginais, apesar de que, a amplitude da crise urbana e da habitação deveria faze-los estudar com profundidade a origem do fracasso da globalização neoliberal. Com efeito, estamos falando de mais de 1,2 bilhões de pessoas sem teto, ameaçadas pelas desocupações ou mal alojadas no mundo inteiro, que raramente aparecem nos noticiários: porém, trata-se de nós mesmos, de vocês, de nossos amigos e não de fantasmas.

Em primeiro lugar, saudamos efusivamente a todos os participantes do Concurso de vídeo, pelo compromisso, a paixão, a coragem e o talento dos trabalhos apresentados. Estes trabalhos nos ajudam a emergir, graças à força das imagens, das palavras e sons, a voz dos habitantes, as denúncias, as propostas e as experiências concretas.

Agora cabe a todos consolidar a construção coletiva desta voz g-local, contribuindo com seu voto para a escolha dos vídeos e aos que os acompanharão, a partir do FSM e durante todo o ano de 2009, as iniciativas da Campanha Despejo Zero no mundo inteiro.

Por isso, os convidamos expressamente a votar e fazer votar na internet até 31/12/08.