Home » НОВОСТИ » ЖИЛЬЦЫ ЕВРОПЫ » Contra as fraudes eleitorais na Rússia: “Devolvam Astrakhan aos seus Habitantes!”

Mostra/Nascondi il menu

Contra as fraudes eleitorais na Rússia: “Devolvam Astrakhan aos seus Habitantes!”

Vybory protest

Vybory protest

No dia 11 de outubro aconteceram às eleições em varias regiões da Rússia. A fraude eleitoral chegou a tal ponto que pela primeira vez os cidadãos foram às ruas para protestar e mostrar sua indignação. Logo, os moradores acamparam para protestar em Maidan de Astrakhan.

Contexto: No dia 11 de outubro aconteceram as eleições locais em varias partes da Rússia. A fraude eleitoral chegou ao ponto que pela primeira vez os cidadãos foram às ruas para protestar, especialmente no caso de regiões como Moscovo e das repúblicas de Dagestan e de Marij-El, na região de Tula e na cidade de Astrakhan onde os cidadãos teriam que eleger o prefeito.

Abaixo reportamos a tradução do apelo de Oleg Shein, o candidato (derrotado) e da oposição ao prefeito eleito Sergeï Bojenov (partido do poder «Rússia Unida»). O. Shein é um deputado do Parlamento do Estado (fronte « Rússia Justa ») e co-presidente do sindicado « Zachita truda » (Defesa do trabalho) e da União dos habitantes. O programa dele estava focalizado sobre as temáticas do desenvolvimento da autogestão (autogestão das moradias por parte dos habitantes e associações de bairros para tomar decisões), do controle do poder político, da luta contra a corrupção e a arbitrariedade do poder e o desenvolvimento do mercado interno dos pequenos comerciantes.

As seguintes organizações apoiaram o apelo e conduziram o canditato Oleg Shein a campanha eleitoral: União dos habitantes Astrakhan, o sindicado « Zachita », a associação dos aposentados, a associação dos Kazaki de Astrakhan, a União dos pequenos comerciantes dos mercados de Astrakhan, os sindicados dos pequenos empreendedores alugadores de locais comerciais, associação dos motoristas de táxis, a sociedade tátara « Suiumbike», a associação dos inválidos do bairro Kirov, o movimento juvenil « Tochka Otcheta » (Ponto de Referencia) e o «Bloco de Esquerda».

Astrakhan é a única cidade na Rússia onde mais que a metade dos imóveis são de propriedade coletiva.

É fundamental evidenciar que Astrakhan é a única cidade da Rússia onde mais que a metade dos imóveis tem uma gestão coletiva. Oleg Shein é o deputado que mais debate o tema da defesa do direito a moradia, contra a especulação dos imóveis e as sociedades de gestão particular.

O apelo foi transmitido também pelos movimentos ou pelas redes dos militantes de outras regiões da Rússia, em particular pela União dos Soviet da coordenação da Rússia (SKS). Estas organizações de apoio para os habitantes de Astrakhan manifestam-se todos os dias nas ruas para reivindicar os seus direitos, ou seja, anular as eleições e organizar outras eleições livres e democráticas.

Oleg Shein pelos movimentos sociais, sindicatos, organizações políticas de esquerda na Rússia e no exterior.

«Companheiros, aliados e amigos!

Dia 11 de outubro em Astrakhan ocorreu um golpe de Estado criminoso. Os habitantes de Astrakhan e todos os habitantes que pensam autonomamente e demonstram senso cívico foram derrubados da vitória das eleições. Foi roubada não somente a vitória, mas também a possibilidade de segurar em suas mãos o destino daquela cidade. Graças a continuas falsificações e ao uso de instrumentos criminosos o prefeito, membro da « Rússia Unida » obtive o 65% dos votos, contra o 27% do candidato da oposição e dos movimentos sindicais que representa. Estes dados só podem ser considerados falsos. Até os representantes do grupo do prefeito eleito admitem conhecer o nome do verdadeiro ganhador.

Quero enfatizar sobre o feito. Esta não é uma luta política no sentido oficial do termo, mas representa uma batalha contra um poder criminoso, uma batalha de pessoas honestas contra funcionários corruptos. De cidadãos ativos contra um sistema parasitário que vive sobre as costas do patrimônio municipal, dos movimentos sociais e democráticos contra um regime autoritário.

Desde o dia 12 de outubro foi criado um acampamento no centro de Astrakhan: o «Maidan de Astrakhan». A vigilância do mesmo, esta sendo garantida pelos jovens adeptos do movimento «Tochka Otcheta» e todas as noites têm assembléias de centenas de militantes e de eleitores que querem manifestar a sua raiva gritando slogans como «Devolvam Astrakhan para os seus habitantes!» ou «Não ao poder criminoso de Astrakhan».

Sendo assim, eu fui escolhido pela iniciativa de uma grande coalizão de associações, sindicados e movimentos sociais: a União dos habitantes de Astrakhan, o sindicado « Zachita », a associação dos aposentados, a associação dos Kazaki de Astrakhan, a união dos pequenos comerciantes dos mercados de Astrakhan, a associação dos motoristas de táxis, a sociedade tártara «Suiumbike», a associação dos inválidos do bairro Kirov, o movimento juvenil « Tochka Otcheta » (Ponto de Referencia) e o «Bloco de Esquerda».

Nas ruas de Astrakhan as pessoas não podem acreditar no que ocorreu e tem a impressão que os seus votos foram usurpados. Não há somente o problema das falsificações, mas também dos militantes que foram agredidos varias vezes, dos observadores da oposição que não puderam assistir a apuração, sendo alguns foram até presos.

Com certeza as fraudes não ocorreram somente em Astrakhan. Mas, é nesta cidade que existe uma forte mobilização social para criar uma verdadeira alternativa e uma mudança no sistema de poder.

Peço pelos membros das outras regiões da Rússia, dos outros países, aos membros dos movimentos sociais, sindicais, aos movimentos da esquerda, apoio para sustentar a luta de todos os militantes que conduziram esta campanha eleitoral e junto comigo que sou o candidato deles.

Temos que apoiar o «Maidan de Astrakhan» e juntamente querer a anulação das eleições de Astrakhan e a organização de novas eleições liberais e democráticas.

Apoiamos o Maidean de Astrakhan!

Mais informações:

Noticias Astrakhan (russo)

chtodelat news

Массовое задержание протестующих против фальсификации выборов в Москве, Астрахани и других регионах

«Астраханский Майдан»: день третий

Астрахань. Митинг и палаточный городок с требованием честных выборов

Vídeo (em russo)

Filme de um jornalista assaltado a noite das eleições em Astrakhan

« Astrakhan : eleições ou golpe de estado?

Filme feito pelos militantes: Golpe de estado criminoso :

parte 1

parte 2

parte 3

parte 4

parte 5

parte 6

parte 7


Перевод этого текста выполнен добровольцем из группы за жилищные права без границ МСЖ:

Marco Ribechi