Home » НОВОСТИ » ЖИЛЬЦЫ ЕВРОПЫ » Roma, cooperativa Viver 2000: Dezanove anos de luta pelo alojamento, e a luta pága!

Mostra/Nascondi il menu

Roma, cooperativa Viver 2000: Dezanove anos de luta pelo alojamento, e a luta pága!

Tomou lugar em Roma Segunda Feira 14 de Julho de 2008, nas àreas do centro social Il Cantiere, no interior do edificio auto-renovado da Praça Sonnino, a celebração dos socios da cooperativa Viver 2000, xix aniversário da ocupação de um convento abandonado de propriedade comunal.
Durante as celebrações, foi relembrado aquele 14 de Julho de 1997, quando um idealista sem alojamento, coordenados da União de Inquilinos de Roma, deram o assalto ao edificio, justamente no dia da mais famosa ocupação da Bastilha, que deu inicio à auto-renovação de um prédio totalmente destruído.

Os cooperadores/ocupadores, dos quais alguns trabalhavam na construção, Carpinteiros e electricistas, renovaram o edificio como melhor o viram e podiam fazer, utilizando materiais desperdiçados dando origem a um exemplo que tem vindo a ser tomado por muitos Movimentos italianos e europeios, que continuam a organizar mobilzações e outras ocupações.
Dez dias atrás a comuna de Roma firmou a convenção que fez confiar o edificio à cooperativa, que a concederá ao uso dos seus proprios sócios, com o pagamento de uma renda muito proxima aquela que se paga num edificio residencial público.
No percurso da cooperativa Viver 2000 e da União dos Inquilinos não se nota só a conquista do objectivo da parte dos ocupantes: É uma victória para todos esses sem alojamento, com a aprovação da lei regional à auto-recuperação do patrimonio público abandonado, mediante cooperativas dos sem alojamento, que deram vida na capital a 12 projectos de auto-renovação.
Podemos anuncià-lo com alegria: A auto-recuperação é possível.
O edificio situa-se em Roma, Trastevere, Rua via Gustavo Modena 40: Venham a visitar-nos.
Renato Rizzo

Restos de espaço: reutilizar edificios abandonados para não se perder território

Cooperativa Vivere 2000