Home » НОВОСТИ » ЖИЛЬЦЫ ЕВРОПЫ » França: Expulsão de famílias Ciganas em Bobigny - Catherine Peyge solicita uma mesa redonda ao Estado

Mostra/Nascondi il menu

França: Expulsão de famílias Ciganas em Bobigny - Catherine Peyge solicita uma mesa redonda ao Estado

Depois da nova expulsão desta manhã, quarta-feira, 20 de maio, a Prefeita de Bobigny (Catherine Peyge) exige que cessem estas expulsões, que não fazem mais que mudar de lugar os problemas e acentuar a miséria humana.

Esta manhã, quarta-feira, 20 de maio, uma centena de Ciganos foi evacuada de um terreno em Bobigny, situado na proximidade da antiga Estação – Haute-Lieu de la Deportation – onde eles tinham se instalado há cerca de uma semana. Entre eles crianças, pessoas idosas e doentes, todos atingidos por um despejo inesperado. Esta expulsão foi pedida pelo proprietário do terreno, a empresa pública Rede Ferroviária da França (Réseau Ferré de France ).

Algumas dessas famílias já tinham sido expulsas do mesmo lugar, no último 22 de abril, alguns dias antes da “Jornada nacional da lembrança das vítimas e dos heróis da deportação”

Catherine Peyge

Catherine Peyge, the mayor of Bobigny

Quero expressar minha grande emoção e a minha inquietude quanto a estas expulsões repetitivas.

Quero parabenizar igualmente a ação das associações e das organizações humanitárias que atuam no terreno, e ao grupo de estudantes das Belas Artes que foi constituído em apoio às famílias.

A questão das discriminações que atingem os Ciganos em nosso país deverá ser discutida seriamente, principalmente em continuação aos trabalhos do Parlamento europeu, que colocam em destaque as terríveis condições de exclusão na qual vivem estes cidadãos europeus. Em lugar destas expulsões, que apenas trocam os problemas de lugar – algumas vezes em centenas de metros – e agravam o sofrimento das famílias.

Em Bobigny, nestas circunstâncias, decidi assumir todas as minhas responsabilidades. Do mesmo modo que nós escolarizamos as crianças Ciganas e criamos as condições mínimas de higiene, dentro de nossas possibilidades, decidi questionar o Estado para colocar à disposição um terreno no território comunal, a fim de que estas famílias, que não sabem mais para onde ir, possam se instalar o tempo necessário que permita a realização de um trabalho social para apresentar soluções duráveis.

Apelo igualmente ao Estado para a organização de uma mesa redonda, com a participação das comunidades locais e das associações que tratam quotidianamente destas questões, e as quais gostaria de reconhecer a experiência e o conhecimento.

Este encontro deve permitir-nos abordar esta situação com toda a seriedade e o espírito de humanidade e responsabilidade que ela merece.

Não é admissível que cada um continue a tratar deste assunto, como não se tratasse de vidas humanas.

Contatos imprensa: Stéphane Pariyski – 06.81.41.60.13- 01.41.60.96.57- stephane.pariyski@ville-bobigny.fr

* Contato estudantes das Belas-Artes: Tiago Nacke – 06.27.33.25.87


Перевод этого текста выполнен добровольцем из группы за жилищные права без границ МСЖ:

Ana Mary da Costa Lino Carneiro