Home » ПУТЬ ГОРОДА » Barcelona Forum, september 2004 » O outro Fórum de Barcelona: o Fórum Internacional contra os desalojamentos

Mostra/Nascondi il menu

ПУТЬ ГОРОДА

O outro Fórum de Barcelona: o Fórum Internacional contra os desalojamentos

Fórum Internacional “ A Campanha Desalojamentos Zero, os resultados e as perspectivas “ fora da Cidadela institucional.

Nos anos 50 dois terços da população mundial vivia no campo, atualmente mais de 3 bilhões de pessoas, correspondendo à metade da população, vive na cidade. Deste total mais de 1 bilhão de pessoas se encontram sem moradia ou mal alojadas, com a perspectiva de agravamento das condições das habitações, de outros 700 milhões de habitantes, para o ano de 2030.

Esta situação contradiz de maneira flagrante o objetivo n. 11 , dos Objetivos do Milênio, que propôs melhorar as condições de habitabilidade para 100 milhões de pessoas no ano de 2020. Frente a esta situação catastrófica, UN- Habitat organizou o segundo Fórum Urbano Mundial sobre o tema “Cidade: Encruzilhada de culturas, inclusão e integração? “ Cerca de 3.000 delegados , representando governos, autoridades locais, Ong’s e especialistas de todo o mundo, se reuniram em Barcelona, de 13 a 17 de setembro de 2004, para refletir e fazer propostas sobre o tema e como favorecer uma transição adequada do planeta para um mundo urbanizado. Coerente com a importância de tal objetivo, a Aliança Internacional de Habitantes lançou durante o Fórum Social Mundial de Mumbai/Índia a campanha Desalojamentos Zero. Como sabemos, os investimentos em infra-estrutura, as grande obras, o corte das políticas de moradias urbanas públicas, a dívida externa, as guerras, pioraram as condições de moradia provocando despejos e aumento na insegurança da posse da propriedade. Este objetivo que traçamos se converteu em ponto fundamental de um processo de mobilização que começou a dar os primeiros resultados ( Nairóbi, República Dominicana, etc.). Portanto, compartilhando as preocupações expressadas no Fórum Internacional das Culturas, no qual estava inserido o Fórum Urbano de UN-Habitat, a Aliança Internacional de Habitantes decidiu lançar um Chamado público às associações de habitantes, ao movimento okupa, ao movimento altermundista, a fim de organizar o Fórum Internacional“ A Campanha Desalojamento Zero, os resultados e as perspectivas”, fora da Cidadela institucional. Neste Fórum se apresentarão os primeiros resultados conseguidos pela Campanha e será proposta a constituição de um sistema de alerta solidária internacional para averiguar e denunciar as violações do direito à moradia. No Fórum sobre desalojamentos, totalmente auto-organizado e autofinanciado, já aderiram os representantes de associações e movimentos pela moradia de muitos países de todos os continentes. Esta mudança de experiências se anuncia muito interessante, já que permitirá o conhecimento mútuo de diversos movimentos de luta com alguns representantes institucionais, entre os quais podemos mencionar o coordenador do Comitê da ONU sobre os desalojamentos, o Ministro das Cidades do Brasil – Olívio Dutra – ( por confirmar) e o Prefeito de Bobigny, representante do movimento dos prefeitos das cidade “ livres de desalojamentos”.

nquanto nos anos 50, dois terços da população mundial , vivia no campo, atualmente mais de 3 bilhões de pessoas, correspondendo à metade da população, vive na cidade. Deste total mais de 1 bilhão de pessoas se encontram sem moradia ou mal alojadas, .com a perspectiva de agravamento das condições das habitações, de outros 700 milhões de habitantes, para o ano de 2030. Esta situação contradiz de maneira flagrante o objetivo n. 11 , dos Objetivos do Milênio, que propôs melhorar as condições de habitabilidade para 100 milhões de pessoas no ano de 2020. Frente a esta situação catastrófica, UN- Habitat organizou o segundo Fórum Urbano Mundial sobre o tema “Cidade: Encruzilhada de culturas, inclusão e integração? “ Cerca de 3.000 delegados , representando governos, autoridades locais, Ong’s e especialistas de todo o mundo, se reuniram em Barcelona, de 13 a 17 de setembro de 2004, para refletir e fazer propostas sobre o tema e como favorecer uma transição adequada do planeta para um mundo urbanizado. Coerente com a importância de tal objetivo, a Aliança Internacional de Habitantes lançou durante o Fórum Social Mundial de Mumbai/Índia a campanha Desalojamentos Zero. Como sabemos, os investimentos em infra-estrutura, as grande obras, o corte das políticas de moradias urbanas públicas, a dívida externa, as guerras, pioraram as condições de moradia provocando despejos e aumento na insegurança da posse da propriedade. Este objetivo que traçamos se converteu em ponto fundamental de um processo de mobilização que começou a dar os primeiros resultados ( Nairóbi, República Dominicana, etc.). Portanto, compartilhando as preocupações expressadas no Fórum Internacional das Culturas, no qual estava inserido o Fórum Urbano de UN-Habitat, a Aliança Internacional de Habitantes decidiu lançar um Chamado público às associações de habitantes, ao movimento okupa, ao movimento altermundista, a fim de organizar o Fórum Internacional“ A Campanha Despejos Zero, os resultados e as perspectivas”, fora da Cidadela institucional. Neste Fórum se apresentarão os primeiros resultados conseguidos pela Campanha e será proposta a constituição de um sistema de alerta solidária internacional para averiguar e denunciar as violações do direito à moradia. No Fórum sobre desalojamentos, totalmente auto-organizado e autofinanciado, já aderiram os representantes de associações e movimentos pela moradia de muitos países de todos os continentes. Esta mudança de experiências se anuncia muito interessante, já que permitirá o conhecimento mútuo de diversos movimentos de luta com alguns representantes institucionais, entre os quais podemos mencionar o coordenador do Comitê da ONU sobre os desalojamentos, o Ministro das Cidades do Brasil – Olívio Dutra – ( por confirmar) e o Prefeito de Bobigny, representante do movimento dos prefeitos das cidade “ livres de desalojamentos”.