Home » ПУТЬ ГОРОДА » Всемирном городском социальном форуме 2014 » Chamado para o Fórum Social Urbano Alternativo e Popular - Medellin 2014. Os habitantes têm a palavra!

Mostra/Nascondi il menu

ПУТЬ ГОРОДА

Chamado para o Fórum Social Urbano Alternativo e Popular - Medellin 2014. Os habitantes têm a palavra!

As redes internacionais e as organizações de habitantes que contribuem ativamente para o processo da Assembleia Mundial dos Habitantes (AMH) e as organizações sociais da Colombia decidiram pela realização e, dessa forma, fazem um Chamado Unitário à Participação no III Fórum Social Urbano Alternativo e Popular (FSUAP) ao Fórum Urbano Mundial (FUM) da ONU Habitat (Medellin, 5 – 11 de abril de 2014 ).

A decisão foi tomada para consolidar um espaço independente, necessário à troca de experiências e estratégias, bem como para tornar a solidariedade internacional para com as lutas locais dos habitantes das cidades e das áreas rurais uma responsabilidade básica, eficaz no combate aos efeitos da crise, e para construir um futuro sustentável em nosso planeta. Esse espaço é o da Via Urbana e Comunitária .

Com efeito, enquanto a ONU-Habitat afirma que o Objetivo do Milênio n º 7 - 11  foi alcançado antes do prazo final de 2020, a realidade demonstra ser bem diferente: o número crescente de favelas e a existência de mais de 60 milhões de pessoas ameaçadas de despejo, inclusive em países empobrecidos pela crise global, condenam sem apelo o fracasso das políticas neoliberais, baseadas na exploração de terras e na espoliação dos bens comuns.

A cegueira da ONU-Habitat está demonstrada, sobretudo, em sua dupla decisão de acabar com o Grupo Consultivo sobre Despejos Forçados e, ao mesmo tempo, apagar o indicador de despejos forçados do “índice de favela” (slum index). Esta decisão ideológica está bem desenvolvida no Manifesto pelas Cidades , que visa promover o futuro urbano como o único possível, por meio de parcerias-público-privadas, totalmente subordinadas ao paradigma neoliberal , base da Cúpula da ONU Habitat III (Istambul, 2016 ).

Por isso, a independência do FSUAP deve dar a maior importância ao diálogo com outros atores que participam do FUM da ONU-Habitat, principalmente profissionais, acadêmicos e ONGs do setor, autoridades e governos locais que partilham verdadeiramente os princípios relativos aos direitos humanos e ambientais coletivos, e dessa forma, encontram-se disponíveis para construir parcerias e para prestar apoio, na busca por um Pacto Social Urbano Alternativo.

Essa chamada ao FSUAP de Medellín baseia-se nos princípios do Fórum Social Mundial, pela necessidade de reproduzir em nível local, nacional e internacional as vitoriosas convergências experimentadas durante a Assembléia Mundial dos Habitantes (México, 2000), após o FSM (Porto Alegre, 2001) e os seguintes, logo após o FSU (Rio de Janeiro, 2010  e Nápoles, 2012 ), a Cúpula dos Povos, (Rio de Janeiro, 2012 ), a Assembleia Mundial dos Habitantes (Dacar, 2011  e Tunísia, 2013 ), e também com as Jornadas Mundiais Zero Despejo – pelo Direito ao Habitat  (todos os anos, em outubro).

O FSUAP de Medellín será realizado em um belo território, rico em recursos, que apresenta permanentes e insuperados conflitos, devido à injustiça e à iniquidade social, razões a mais para construirmos juntos este espaço de inclusão. Medellín será a argamassa do processo de consolidação do diálogo e das alianças, da definição de uma plataforma e de um programa de ação e de lutas comuns dos movimentos de habitantes e de todas as organizações, redes e instituições que lutam pelo direito à moradia digna, pelo direito a terra, aos bens comuns e a uma cidade onde se possa morar dignamente. Direitos que só podem ser conseguidos e mantidos se defendidos contra a crise provocada pela globalização neoliberal, pela construção de territórios  de vivência mais justos, democráticos e sustentáveis.

A Declaração final do FSUAP deverá ser resultado de um processo participativo desde as bases, reforçando a construção da Via Urbana e Comunitária, compartilhando cada vez mais instrumentos e estratégias comuns, preparando as novas Jornadas Mundiais Despejo Zero – Pelo Direito ao Habitat, em direção à próxima Assembleia Mundial dos Habitantes e ao Habitat III.

Organizações de Habitantes e redes sociais de todo o mundo que compartilham este enfoque unitário estão convidadas a participar e a propor iniciativas.

Fundações, autoridades locais, universidades e outras organizações de apoio estão convidadas a participar do diálogo com o FSUAP e a promover a participação dos habitantes.

Os habitantes têm a palavra!

 

Informações agenda AIH:

Calle 50 No. 50-48 Of. 513 Edif. Bolsa de Medellín

Tel: 233-9333 / Cel: 301-410-1680

carloscadavid@hotmail.com  

fsuap.medellin.2014@habitants.org

www.habitants.org


Перевод этого текста выполнен добровольцем из группы за жилищные права без границ МСЖ:

Virginia Murad

Comments

Log in or create a user account to comment.