Lançada a Aliança dos Habitantes do E.U.A - Canadá
No contexto dos níveis históricos dos sem-tetos, dos deslocamentos, dos despejos forçados e hipotecas, cerca de 100 ativistas, moradores de muitas partes dos E.U. A e Canadá votaram de maneira unânime pela criação da Aliança dos Habitantes E.U. A-Canadá. Eles foram a uma reunião em 24 de junho, no Fórum Social dos E.U.A., intitulada de Como Reividicar o Direito á Moradia e á Cidade : tomar posse , assumir o controle e levá -lo para o Mundo.
Ao final da sessão, os participantes passaram a seguinte resolução:
Resolveu-se criar, hoje, a Aliança dos Habitantes EUA-Canadá – e cobrar do Comitê Promotor Provisório a criação de uma estrutura permanente para ligar e avançar nossos esforços para reivindicar nosso direito á moradia e á terra nos territórios, agora chamados de EUA e Canadá – como parte do movimento global para exercer essa reivindicação e como parte da Aliança Internacional dos Habitantes.
A resolução foi elaborada após discussão das apresentações de Cheri Honkala, da Campanha pelos Direitos Humanos e Econômicos das Pessoas Pobres (PPEHRC), Rob Robison da Take Back the Land e Cesare Ottolini, coordenador da Aliança Internacional dos Habitantes. A resolução original foi modificada para incluir o Canadá na organização e para reforçar o direito das tribos das Primeiras Nações para recuperarem suas terras nativas.
Nas semanas anteriores á sessão, cerca de 25 organizações de base atenderam a um chamado de criar um Comitê Promotor Provisório. Pela primeira vez, representantes reuniram-se no Fórum Social para começarem a planejar o desenvolvimento da USACAI. Eles atenderam a um chamado para uma luta unida para reivindicar o direito á moradia, criando um modo para apoiarem-se mutuamente, compartilhar conhecimentos e competências, melhorar a comunicação e colaboração e juntar-se ao movimento global pelo direito a moradia. Eles terão agora o desafio de criar uma estrutura e uma estratégia para atingirem esses objetivos e sua finalidade primordial: reivindicar o direito humano universal á moradia e á terra.
As tarefas imediatas que o Comitê Promotor Provisório enfrenta, inclui o planejamento para a participação nas Jornadas Mundiais Despejo Zero em Outubro e na Assembléia Mundial de Habitantes em Dakar em fevereiro 2011. Eles também focarão no desenvolvimento das adesãos e nos trabalhos administrativos necessários na captação de recursos, comunicação e coordenação.
Representantes dos grupos interessados em filiar-se a USACAI devem contactar Mary Bricker-Jenkins, Convocadora Provisória, no mbricker@temple.edu